A Importância das Mulheres na Ciência da Computação

Esta é uma homenagem dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação no Dia Internacional da Mulher, 08/03, a todas as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da área da Computação ao longo do tempo.

“Lugar de mulher é onde ela quiser!” Essa frase tem sido mencionada nos últimos anos, com o intuito de fortalecer a atuação das mulheres nas mais diversas áreas e profissões. Na história da Computação, seja programando, desenvolvendo produtos ou criando inovações, elas sempre estiveram presentes, ainda que nem sempre sejam reconhecidas por seus feitos ou tenham histórias que se confundam ou são ofuscadas pelas dos homens. Elas podem até ser pouco lembradas, mas não podem jamais serem esquecidas.

Em uma área que carrega uma carga masculina muito forte, é possível identificar uma vasta lista de mulheres incríveis, do passado e do presente, que deixaram (e deixam) suas marcas e servem de incentivo para que outras mulheres se interessem pela Computação.

Ada Lovelace

Em 1843, Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, traduzia os textos de Luigi Menabrea, um matemático italiano, sobre as ferramentas analíticas usadas por Charles Babbage, matemático inglês, que desenvolveu a Máquina Analítica, considerada o primeiro protótipo de um computador paralelo decimal. Ada escreveu o primeiro relatório sobre a máquina e esse trabalho resultou no que, para muitos especialistas, é o primeiro algoritmo criado na história, muito antes da existência de máquinas que pudessem processá-lo. Por isso, ela é considerada a primeira programadora da história.

O único problema encontrado por Lovelace, na época, é que ela simplesmente não possuía o maquinário necessário para colocar seus estudos à prova. Seu algoritmo, entretanto, foi provado como correto anos depois de seu falecimento, quando finalmente chegaram os equipamentos necessários para essa verificação. Hoje, ela dá nome a um prêmio da Sociedade Britânica de Computação que contempla avanços significativos em sistemas de informação.

Uma longa história de contribuições

Mais histórias de mulheres que proporcionaram importantes contribuições à área de Computação podem ser encontradas aqui no texto completo de autoria da professora doutora Raquel Muller.

Iº Congresso Nacional de Computação Forense e Segurança da Informação

Prezados Alunos,

Segue oportunidade ímpar de evento gratuito:

Iº Congresso Nacional de Computação Forense e Segurança da Informação
Tema: Vestígios digitais: uma visão de futuro”

Evento GRATUITO com vagas LIMITADAS!

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/i-congresso-nacional-de-computacao-forense-e-seguranca-da-informacao__1233963

🗓️Data: 08,09 e 10 de junho
🕣Horário: 19h00
100% On-line ministrado pela plataforma Zoom.

Evento com certificado IPOG.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO. AS VAGAS SÃO LIMITADAS!
O link de acesso à sala do ZOOM será enviado por e-mail.

Inscrições para bolsas de Iniciação Científica até março.

As inscrições das propostas para a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (PIBIC-AAF) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) vão até o dia 24 de março de 2021. Os Editais foram publicados pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira Aqui:

EDITAL PIBIC 2020/2021
EDITAL PIBIC-AAF 2020/2021
EDITAL PIBITI 2020/2021

De acordo com a PROPPI, serão disponibilizadas até 250 bolsas PIBIC, pagas pela UEMS, além de 60 bolsas do PIBIC, pagas pelo CNPq. Também serão disponibilizadas 16 bolsas PIBIC-AAF, pagas pela UEMS e pelo CNPq e mais 9 bolsas PIBITI, pagas pelo CNPq. A PROPPI destaca que o número de bolsas financiadas pelo CNPq podem mudar, porque dependem da disponibilidade financeira do Órgão.

Mais detalhes aqui.

Fonte: Tatiane Queiroz – ACS – UEMS

XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC)

Entre os dias 16 a 20 de novembro de 2020 será realizado em Cuiabá, de maneira online, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento científico, acadêmico e profissional realizado anualmente, desde 1980, pela SBC, com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil, promovendo a  troca de experiências entre as diversas áreas da Computação.
Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para debate de temas emergentes na área, exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos, entre outros.

Para 2020, em sua quadragésima edição, o tema central do evento é “Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0“.  Essa é uma discussão premente em uma sociedade em que seres humanos e máquinas interagem cada vez mais, tendo seus papéis entrelaçados.

Nesta esteira, a Sociedade 4.0, a da informação, avança para uma  Sociedade 5.0, que posiciona o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica. Essa nova era, que surge num movimento capitaneado pelo Japão, passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e a sociedade terá que ser adaptável. No coração do futuro modelo está o conceito de que a inovação e o bem-estar da população precisam trabalhar em conjunto e que, portanto, a utilização das novas tecnologias baseadas na inteligência artificial, big data, internet das coisas, robótica, entre outras, deve respeitar necessidades individuais e coletivas de seus usuários. Neste contexto, os sistemas inteligentes se tornarão aliados para resolver problemas como o envelhecimento da população, o recurso limitado à energia elétrica, desastres naturais, desigualdade social e falta de segurança. Assim, é premente que sociedades científicas, academia, mercado, governo e sociedade discutam essa temática, que traz consigo preocupações éticas. sociais, políticas, econômicas e culturais.

Maiores informações sobre o evento e inscrições podem ser encontradas aqui.